Trabalhar em Casa: Vantagens e Desvantagens
Atualmente, com o advento da tecnologia, inúmeras oportunidades de trabalhar em casa foram abertas, as quais podem ser exploradas para criar carreiras alternativas, mas ao mesmo tempo bastante lucrativas.
Ao fazer isso, nossa casa se torna nosso escritório ao mesmo tempo e, em muitos casos, nos tornamos empreendedores de nós mesmos.
Trabalhar em casa, sem dúvida, tem algumas vantagens, mas ao mesmo tempo também tem aspectos negativos em comparação com uma profissão “normal”, realizada em um escritório.
Para ajudar você a entender mais sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Os trabalhos domésticos são mais rentáveis
Hoje em dia é possível ganhar dinheiro online trabalhando em casa. As oportunidades de emprego são múltiplas e é possível escolher entre uma carreira independente como freelancer em várias profissões, como, por exemplo, blogueiro, gerente de mídia social ou redator.
Como alternativa, agora existem muitas empresas que permitem que você execute suas tarefas em casa, economizando nos custos de transferência e manutenção de funcionários.
Além disso, é possível ganhar dinheiro com marketing de afiliados, isto é, criando e gerenciando um ou mais sites que promovem produtos e serviços, recebendo uma porcentagem da publicidade realizada.
Até o momento, os trabalhos em casa que, se realizados com sucesso, permitem os maiores ganhos são:
- Copywriter: crie conteúdo para a web
- Trader: gerenciar investimentos e plataformas online
- Tradutor: tire proveito do seu conhecimento de idiomas
- Blogueiro: compartilhe conteúdo de qualidade e atraia clientes
- Life Coach: promover uma vida saudável e produtos relacionados
- Media Manager: crie campanhas de sucesso usando a mídia social
- Afiliado: venda produtos e ganhe uma porcentagem
Estes são apenas alguns exemplos dos trabalhos que podem ser feitos em casa com continuidade. Mas tenha cuidado, porque o trabalho em casa certamente não é sinônimo de improvisação ou, pior ainda, de uma breve preparação.
Para qualquer atividade, você precisa se preparar melhor e manter-se atualizado constantemente, caso contrário, considerando a intensa concorrência, em um momento você não terá nada para fazer.
Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro em casa? Então não deixe de ler esse artigo!
As vantagens de trabalhar em casa
Trabalhar em casa tem vários aspectos positivos que dizem respeito principalmente ao lado econômico, destinado a economizar em custos de manutenção, como o carro, o horário de deslocamento para o escritório, mas também o lado físico, com potencialmente mais tempo livre, poder se dedicar a si mesmo ou seguir várias atividades.
Os pontos positivos são muitos:
- Menos estresse: trabalhar em casa não é relaxante, mas certamente remove muitos estressores em comparação com um trabalhador normal.
- Mais tempo: removendo os tempos “mortos”, teremos mais horas para trabalhar ou nos dedicar às nossas atividades favoritas.
- Redução de custos: você economizará combustível, transporte público, cantina, etc.
- Flexibilidade no horário de trabalho (isso também depende do tipo de trabalho que você fará)
As desvantagens de trabalhar em casa
Embora trabalhar em casa seja muito bom, por outro lado, há alguns aspectos negativos que devem ser considerados antes de se decidir realizar determinadas atividades e lamentar retrospectivamente o fato de termos abandonado nosso belo local no escritório.
Entre as desvantagens, há algumas que se destacam:
- Horário flexível: colocamos flexibilidade entre as vantagens, mas se você não conseguir se organizar melhor, pode ser um bumerangue.
- Ficar em casa por muitas horas cancela a separação do local de trabalho e pode cansá-lo a longo prazo.
- Mais distrações que o escritório, o que pode afetar sua produtividade.
- Poucas reuniões: as oportunidades de conhecer colegas ou outras pessoas serão drasticamente reduzidas. Você passará mais tempo sozinho do que um trabalho normal.
Por que escolher trabalhar em casa?
De fato, a maioria das pessoas opta por trabalhar em casa porque não vê nenhuma outra alternativa para ganhar dinheiro.
Nesse caso, o entusiasmo e o prazer de fazer o trabalho são fundamentais para manter uma certa produtividade a longo prazo.
Outras vezes, em vez disso, escolhemos trabalhar em casa por uma escolha pessoal específica, que talvez revire nossa vida e o tipo de trabalho que realizamos há muitos anos.
Nesse caso, é bom avaliar todos os fatores positivos e negativos que podem surgir, especialmente a médio e longo prazo, sem se deslumbrar e se deixar enganar por momentos de estresse ou desconforto em particular relacionados ao nosso trabalho atual.
Gostou de saber mais sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!