Marketing Digital: Vantagens e Desvantagens!
O marketing ao longo de sua história passou por enormes mudanças, tanto que hoje o marketing tradicional deu lugar ao marketing digital.
Mas quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de marketing hoje? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? E acima de tudo: existe um vencedor?
Com o advento do digital, o marketing mudou sua identidade. Com isso, de fato, os métodos tradicionais de marketing se mostraram insuficientes: hoje, um empreendedor que deseja tornar seu negócio conhecido deve necessariamente integrar métodos e ferramentas digitais, por exemplo.
A diferença substancial entre marketing digital e marketing tradicional é, obviamente, o uso da web no primeiro caso e de meios clássicos, como rádio, TV e outdoors no segundo. No entanto, ambas as disciplinas têm o mesmo objetivo: a venda de um serviço ou produto, por exemplo.
Para ajudar você a entender mais sobre o marketing digital e suas vantagens, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Marketing tradicional
O marketing tradicional nasceu na era analógica e é caracterizado por um relacionamento linear entre empresa e cliente, no qual a marca está sempre em um nível superior ao consumidor, forçada a aceitar passivamente qualquer tipo de comunicação Certamente, esse você conhece em larga escala.
Ao mesmo tempo, no entanto, a empresa não tem como consultar e estudar minuciosamente sua meta antes de uma campanha, arriscando não alcançá-la e não satisfazê-la totalmente.
Marketing digital
Já no marketing que se diz digital, no entanto, os papéis são quase invertidos: os clientes, de fato, agora têm a oportunidade de interagir direta e instantaneamente com a equipe de marketing, que, por sua vez, tem a oportunidade de conhecer o cliente completamente antes de lançar uma campanha.
A reputação da web, nesse contexto, é um elemento-chave para o crescimento de uma empresa que desce do pedestal para se dedicar completamente às necessidades do consumidor que, em vez disso, assume um papel central.
Sendo assim, as principais diferenças entre as duas disciplinas se devem claramente à tecnologia que influencia o diálogo entre empresas e clientes.
Como a web é um mundo em constante desenvolvimento, o marketing digital evolui de mãos dadas. Vamos resumir brevemente as características opostas pertencentes às duas disciplinas:
Estabilidade e Dinamismo do Marketing Digital e Tradicional
As estratégias de marketing tradicionais têm uma estrutura fechada definida por limites precisos, enquanto as digitais são projetadas para sofrer mudanças e modificações contínuas.
Responsabilidades e Interatividade
Já expliquei a responsabilidade do cliente típica do marketing tradicional, em contraste com a interação entre consumidor e empresa que ocorre no marketing digital.
No marketing tradicional, a empresa transmite informações recebidas passivamente pelo cliente; já no digital, as relações entre consumidor e empresa são muito mais numerosas e estimulantes.
Dessa forma, no marketing digital, a comunicação unidirecional torna-se bidirecional, pois o consumidor, após receber as informações, compartilha, aprova, desaprova, avalia e comenta, fazendo todo o processo interativo e educacional para ambas as partes.
Consumidores e Usuários
Para o marketing tradicional, o consumidor é simplesmente um número; para o digital, no entanto, o consumidor é uma pessoa com desejos, preferências e necessidades bem definidas, que podem ser estudadas e satisfeitas graças às novas tecnologias.
Comunicação tradicional e comunicação viral no Marketing Digital?
A linguagem tradicional de marketing concentra-se em 3P’s, ou seja, produto, preço e promoção; consequentemente, todas as estratégias são extremamente focadas no produto ou serviço em questão.
Contudo, o marketing digital, que concentra suas ações no consumidor, tem como objetivo atraí-lo, interessá-lo, educá-lo e entretê-lo através da criatividade e de experiências em tempo real, capazes de envolvê-lo plenamente e se tornar mais apegado à marca.
Conclusão
Como resultado, Certamente o marketing digital é o que apresenta as maiores vantagens; no entanto, pode ser particularmente lucrativo desenvolver uma estratégia de marketing que inclua elementos tradicionais e digitais.
Por exemplo, o marketing tradicional poderia atuar como um “trampolim” e, em seguida, direcionar o público para os canais digitais (site, mídia social…).
O marketing tradicional e digital podem, portanto, se complementar, a fim de alcançar um único objetivo comum.
Contudo, se você tem pouco dinheiro para investir, eu recomendo fortemente que você invista apenas no digital, que possui um retorno muito maior.
Gostou de saber mais sobre as vantagens e desvantagens do marketing digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Pingback: Persona: como identificar a sua? – Pense e Lucre